ROTA VICENTINA

Caminhar pela Rota Vicentina

Do Alentejo ao Algarve

Para quem gosta de fazer caminhadas, observar a natureza envolvente, ir à descoberta do desconhecido e apreciar a calma, a Rota Vicentina é sem dúvida um dos lugares a conhecer.

Esta rota possui uma certificação europeia para os seus percursos, é constituída por uma rede com cerca de 750 quilómetros de trilhos pedestres pelo Alentejo litoral até ao Algarve, mais concretamente de Santiago do Cacém (Alentejo) a Lagos (Algarve).

Foi inaugurada em 2012 e desenvolvida em parceria entre entidades públicas e empresários locais, que apostam no turismo de natureza como via de desenvolvimento incontornável para toda a região.

A rota engloba o Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Percursos Circulares. Os caminhos já existiam, dividindo-se como traços no meio da paisagem. Uns mais largos, outros apenas uma pequena linha ou a noção de que era preciso ir de um ponto ao outro.

Poderá usufruir da Rota Vicentina com belas caminhadas ou então de bicicleta(BTT), tudo vai depender do seu gosto de apreciar o ambiente envolvente desta região.

Atalhos e veredas que eram percorridos pelas gentes locais, pelos turistas mais aventureiros ou por aqueles que queriam aventurar-se e perder-se na Natureza. Agora todos esses percursos foram delineados, mapeados e integralmente sinalizados, criando uma rede pedestre com várias etapas e ao qual se deu a designação de Rota Vicentina.

Os Melhores Trilhos da Rota Vicentina

Explore os melhores Trilhos e descubra as maravilhas do Sudoeste de Portugal

A Rota Vicentina em Imagens

CONTACTOS
DutchEnglishFrenchGermanItalianPortuguese